terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Doçuras


O Inverno delonga-me em terra. O frio e a chuva, os dias curtos e as noites longas, a vida…

Não se trata de um desabafo, antes uma constatação. Aquecem-me outros prazeres. Há no entanto momentos em que sinto falta da água salgada, que se revela tanto maior quanto a distância à última onda surfada.

Ao ver A Marcha dos Pinguins, de Luc Jacquet, marcou-me o momento em que os Pinguins Imperador chegam ao Oceano. Depois de ver quilómetros e quilómetros percorridos de forma tão esforçada no deserto branco, é extraordinária aquela harmoniosa dança no seu oásis.

Inicialmente não a ouvi, perdido nas bolhas de ar que eclodiam no fundo azul à sua passagem, mas com o eco das mesmas, na voz da minha mulher, com quem me aquecia no sofá, não mais esqueci tão bela tradução da felicidade daqueles movimentos: 'Como é doce a água do mar'.

Em todos os momentos que penso em surf vem-me agora esta frase à cabeça. Nas imagens que vejo em sites, nas pranchas descansando lá em casa, na foz do Tejo esbranquiçada por ondulações da época... Não me altera os ritmos, nem será por ela que mais rapidamente voltarei a surfar. Por ora aquecem-me outros prazeres.

Mas na próxima entrada na água, sei exactamente no que vou estar a pensar quando a primeira gota me molhar.


Imagem de A Marcha dos Pinguins de Luc Jacquet

3 comentários:

CVD disse...

percebo o que dizes... e muito bem mesmo. Tenho-me desleixado do surf, é verdade, mas também por motivos nobres e que me proporcionam senão mais, igual prazer, mas já tenho saudades dessa doçura e da sensação tão única e especial que é estar na água com a minha prancha.

DC disse...

É verdade sim senhor.

Quantas vezes não passamos grande parte do dia a pensar na hora de entrarmos na água, a imaginar ondas perfeitas, ninguém ou quase ninguém na água e simplesmente deslizarmos nas ondas ...

Não fazemos tantos quilómetros como os pinguins, mas pelo menos na nossa cabeça viajamos por todo o lado só para encontrar o mar perfeito.

Um abraço e boas ondas

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.