terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cardboard Surfboards

A necessidade faz o engenho, já dizia a minha avó!

E Mike Sheldrake é daqueles engenhosos que a braços com a sua Robert August 8'6", levada literalmente à fadiga por 13 longos anos de surfadas e pela falta de dinheiro para a substituir, teve de procurar os seus próprios meios para fazer uma nova prancha.


Não quis optar pelo foam e pensando primeiramente em fazer uma prancha oca de madeira começou por tentar utilizar os seus conhecimentos informáticos e de matemática para idealizar uma em 3D. Por acaso nem se deu ao trabalho de procurar um software para o efeito, achou que seria bem mais divertido perceber por ele próprio porque superfícies, curvas e linhas se cose uma prancha de surf.





O resultado e output da brincadeira resultou num conjunto de peças de cartão e num novo método de as montar (no mesmo ponto apenas se cruzam duas peças simultaneamente, ao contrários de outros métodos usados na montagem do esqueleto de algumas pranchas de madeira), por seu turno, a rede gerada nesta montagem resulta igualmente numa agradável arquitectura de formas.


Depois já só lhe faltou inventar uma forma de cortar e numerar as milhentas peças, montá-las, e ao que parece esta fase torna-se muito mais rápida à noite com um cházinho do que numa tarde quente com umas quantas cervejas, e fibrá-la... parece simples, não é? Bem, de facto a fibragem deu uns quantos problemas e requereu umas quantas tentativas até resultar na perfeição das suas já inúmeras pranchas translúcidas de que se compõe o seu quiver.


Ainda bem que o Mike não estava muito endinheirado na altura!

2 comentários:

Su disse...

Incrível!!

Ficou linda!! Nunca tinha visto nada assim... eheh

Rui aka Bushman disse...

really cool...

http://surfinggg.blogspot.com/