quinta-feira, 9 de julho de 2009

Slow Shape



À primeira até vos pode soar estranha a ideia, mas a concepção desta prancha coincide e muito com a última receita de Risotto que segui cá em casa.

Qualquer dia posso-vos passar a receita, mas basicamente a ideia consiste em deixar apurar o arroz a cada cace de caldo acrescentado, aos poucos, ao longo de uma boa meia-hora - pode demorar, pode dar trabalho e pedir paciência, mas para quem aprecia boa comida vale bem toda a atenção despendida.

Com esta comparação não estou a dizer que o Filipe Hage não despacha trabalho, apenas que ele entrega toda a atenção a cada prancha fabricada empregando o tempo necessário a cada fase para alcançar os melhores resultados.

Mais uma vez pode parecer tolice, mas esta forma de agir do Filipe, responsável e perfecionista lembram-me as directrizes que orientam a filosofia da Slow Food, que em contraposição à Fast Food se opõe à padronização do gosto, ao ritmo frenético da vida actual, defendendo a necessidade de informação do consumidor e protegendo os processos e técnicas tradicionais de bem-fazer.

A principal razão porque encomendei a prancha ao Filipe, para além de lhe conhecer a habilidade como shaper, foi por esperar esta sua atenção meticulosa... vamos então esperar e ver o resultado final.

2 comentários:

Rudas disse...

Má dear frend e colega bloguista,
A evolução é de facto algo que se quer moderada e pensada... imagina o que aconteceria à performance se os rails tivessem sido mal pintados... LOL

Pedro Ferro disse...

Rudas - desde 73 a carregar cada sílaba de sarcasmo!

Ok, terá sido um pouco mais tarde, que um gajo mal nasce não começa logo na faina... mas quase que acredito que em 75 já era!

Eu percebo que ranger que é ranger tenha de impôr uma certa distância a essas coisas da estética, mas vamos lá, sabendo eu que és tu engenheiro tão atento ao pormenor e às boas práticas da construção, não me levas com essas críticas, lol.

O que talvez ainda n tenha aqui dito é que a pranchinha em questão tem nas linhas uma réplica da
do Luís. No fundo, a escolha no trabalho do Filipe assentou em grande parte na atenção que eu queria para uma reprodução fiel... ((Não era de um produtor em massa, mesmo que eficiente, que eu estava à procura.))

Ainda dentro do sensato e útil enquadro o trabalho de pigmentação para que o bloco de foam perdure no tempo em qualidade e "elegância".

De resto, é como tu queres frisar - são pormenores que já pouco interessam - porque mais "aquecimento-de-punhos", menos "frisos-e-retrovisores-da-mesma cor-da-carroçaria" aquilo anda da mesma maneira.

Abraço má friend e a ver se no dia em que a for buscar a Sta Cruz possamos dar uma surfada!