sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Apenas uma questão...

...'o tamanho interessa?'

Por certo de modo instintivo e de forma a dar algum algum humor ao lineup, confesso-vos aqui e agora ter-me aflorado tal interrogação à parte de trás das pálpebras. Fruto qui-ças de alguma tarde de regadio - de relatos de feitos surfísticos antigos - bem passada em solo arenoso e sob brisa marinha bem temperada ou da sã vida que tem pautado o decorrer destas últimas semanas futuramente suspiradas mas de momento envoltas em mornas recordações de infindáveis horas de surf.

De um momento para o outro voltei a ter tempo para mim e dei espaço a alguns momentos de instrospecção. Num deles surgiu o tal dilema. Eu que até sou dos primeiros a prescindir da toalha antes de me envolver em neopreno! O assumido prelactor do... 'bora? já fui!' O surfista que jamais discriminou outro surfista por razões fúteis tais como: sexo, raça, sexo, marca de prancha, sexo ou cor do fato... e agora com dúvidas e condicionalismos de grandeza!

Talvez se num contexto futebolístico vivêssemos todos nós o internacionalmente famigerado 'síndrome do balneário'... mas nós??!?! Os gajos-eco-pró-natura-super-in ...? Os triologistas do Sal, Sol e Dunas? Vamos lá todos apreciar o offshore que o onshore cheira a cócó de gaivota doida? Como raio foi isto acontecer...?

Mas foi... algures entre o excelente livro de porta do carro e a entrada da tarde ou da manhã - confesso que as quase 4 décadas de navegação por mares lusos já não me libertam a acuidade necessária ao acerto temporal dos factos - despertei para a causa, inalei profundamente e arregalando os olhos, uma vez mais conjuguei as três palavras juntas e de forma avassaladora a minha mente resplandesceu com a clarividência de uma solução!

'O tamanho interessa?' - questionei-me e arrebatei eu uma vez mais antes de me decidir em partilhar convosco o sanar definitivo da dúvida.

Estacionei o carro numa falésia próxima, despi de forma segura a bermuda australiana e fiz-me às ditas, durante mais de uma hora, apenas tendo como testemunha - em terra firme ombreando feliz com lapas e mexilhões - a minha companheira de percurso, armada de canon sem lente escalativa que permitisse extrapolar o prazer de surfar sem viva alma nas redondezas...

De facto interessa mas por muito grande que a imaginassem, se nesta semana estiveram a trabalhar, apesar da evidente pequenez o prazer (gigante) foi todo meu...

Sem comentários: