quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Boa Zona



Ondulação, vento, direcções e período - as previsões pareceram-me tão evidentes que, tendo a possibilidade, achei sensato deixar o trabalho para depois.

Estaciono e subo a duna do costume, nesta praia mantemos a curiosidade até lhe alcançarmos o topo, só aí se abre a vista em jeito de posto de observação. Apesar de a escalar em segundos, principalmente nestes dias de bons presságios, aprendi a intuir pelo som da rebentação a qualidade das ondas, assim, mesmo que pelo instante da subida, sempre vou obtendo de antemão alguma informação.

Já cá em cima as linhas no horizonte confirmam o som abafado e forte da ressaca das ondas no banco de areia - não preciso de mais - em despropositados passos de corrida volto para o carro. Sei que não é a pressa que me vai dar mais ondas, mas o desejo de entrar na água já se me entranhou nos músculos.

Só depois do fato vestido é que me lembro que já tinha a coisa mais ou menos apalavrada para ir ter com o Rudas, lá para os lados dele está melhor, deve estar, em noventa por cento das ocasiões costuma estar. Mas enquanto entro na água e vejo a primeira onda a partir já penso que isso pouco importará, tirando talvez a boa companhia, mas isso até ele pode dispensar - perante um bom cenário qualquer surfista se torna num surfista-egoísta - deixa-o apanhá-las sozinho lá, que eu apanho-as sozinho cá!

Como poderia eu recusar o meu spot quando ele se veste com as ondas que passo o ano inteiro a desejar-lhe? Sei que há melhor, lá para os lados do Rudas deve estar de gala, mas os cerca de 80km e a hora-e-qualquer-coisa de caminho que nos separam parecem risco demasiado a correr - aqui e agora está como eu gosto.

Depois de cerca de quatro horas de molho saio da água. Vou buscar a máquina fotográfica para tirar umas chapas e guardar estas ondas de recordação, relembrar-me que de quando em vez elas partem aqui assim. Há quarta imagem captada vai-se-me a bateria, ainda assim parece-me ter tirado as suficientes.


...

À tarde o Rudas ao telefone

- Estás a ver Indonésia? Tirando a temperatura da água, hoje cá esteve igual. Tenho pena que não tenhas aparecido.

a acompanhar pareceu-me que um riso sarcástico, a roçar o gutural. Imagino-o com uma lista na mão encabeçada pelo título: "amigos do surf a quem quero fazer inveja", mas, talvez somente por nunca ter ido à Indonésia, ao contrário dele, não fico muito afectado... ou isso, ou por ter enchido a barriga com as locais e singelas, mas tão minhas ondas desta manhã!

Sem comentários: